Cart 0

Tratado das Lições da Espada Preta (2ª Edição)

Esta é a segunda edição do nosso primeiro livro, Tratado das lições da espada preta, do mestre português do século XVII Thomás Luiz. Onde a primeira foi uma edição crítica, documentando o stemma codicum com as fontes variantes e definindo a cópia canônica, esta segunda edição pretende tornar o livro acessível a um público mundial ao proporcionar uma tradução inglesa para o original português.

20,00 

85 em stock

Product ID: 700 REF: 0011 Categoria: Etiquetas: , , ,

Esta é a segunda edição do nosso primeiro livro, Tratado das lições da espada preta, do mestre português do século XVII Thomás Luiz. Onde a primeira foi uma edição crítica, documentando o stemma codicum com as fontes variantes e definindo a cópia canônica, esta segunda edição pretende tornar o livro acessível a um público mundial.

O texto fonte em português foi revisto e corrigido e colocado lado a lado com a tradução inglesa realizada por Denís Cabrera, Eric Myers, Manuel Campo e Manuel Valle. A tradução está amplamente anotada para ajudar a clarificar o significado, definir o contexto e facilitar a abordagem aos leitores que se acercarem a ela pela primeira vez.

O texto em si próprio é provavelmente uma boa amostra do estado da esgrima em Portugal no final do século XVII, escrito pelo Mestre de Armas do Rei: um amálgama de raízes de Verdadeira Destreza emendada com recursos e opiniões «comuns» e não ortodoxas, apresentadas sob a forma de anedóticos e de conselhos gerais, em vez do habitual estilo teórico pesado e grosso, freqüente nos tratados de VD.

Alguns dos conselhos que Thomas Luiz dá dizem respeito a:

– Requisitos para o Mestre
– O Jogo da Espada Solta
– Provocações
– O Jogo de Espada e Adaga
– Acerca dos Esquerdos
– Encontros e Brigas de Noite
– Regra para lutar contra Dois ou Três
– Regra para a Espada e Rodela
– O Jogo de Espada e Borquel
– As Estocadas do Raio do Sol

Espalhados ao longo do texto há conselhos técnicos e avisos sobre os truques que eram usados por algumas pessoas nas salas de esgrima e nas lutas de rua, pontos de vista sobre a vida e atitudes gerais, até como um deve vestir a espada.

O texto fonte vai precedido por uma história editorial e declarações de edição e critérios de tradução. É também acompanhado por dois ensaios que ajudam a contextualizar a esgrima barroca portuguesa: Usos e Costumes nas Sedes de Esgrima Ibérica dos Séc. XVI e XVII e Uma Breve História da Destreza Portuguesa. Estes também foram corrigidos e anotados, e as fontes para a pesquisa são fornecidas.

Editado por

Denís Fernández Cabrera, Eric Myers, Manuel Campo, Manuel Valle Ortiz, Ton Puey

Data e local de publicação

Santiago de Compostela : AGEA, Edizer, (Sacauntos), 2017

Autor

Thomás Luís

Páginas

94

Idiomas

Inglês, Português

ISBN

978-84-16121-78-6

Descrição física

Papel marfim de alta gramatura. Capas a cor em cartom estucado.

Coleção

AGEA Glossae

Data original

1685

Também pode gostar…