Cart 0

Las Cien Conclusiones (Ms. Phill. 1941)

Esta é uma edição crítica do «Manuscrito de Berlim», Ms. Phill. 1941, a conter as Cien Conclusiones e as Dieciocho Contradicciones de Luis Pacheco de Narváez. Substitui no catálogo à nossa esgotada primeira edição das Cien Conclusiones.

20,00 

80 em stock

Product ID: 1005 REF: 0014 Categoria: Etiquetas: , ,

Esta é uma edição crítica do «Manuscrito de Berlim», Ms. Phill. 1941, a conter as Cien Conclusiones e as Dieciocho Contradicciones de Luis Pacheco de Narváez, bem como vários outros textos e imagens. A transcrição e edição foi realizada por Samara Ajjour, Jan Schäfer e Manuel Valle Ortiz.

O manuscrito de que provém considerou-se perdido desde finais do S.XIX, até que ré-apareceu na segunda metade do século passado no catálogo de Kristeller de 1963 de forma genérica, sem ser originalmente ligado com o título perdido. Agora podemos comprovar que se trata, em efeito, duma versão manuscrita e ilustrada de textos clássicos da Verdadeira Destreza pachequista.

Trata-se dum texto muito próximo ao da edição impressa, talvez derivado dela. Contém como conteúdo particular soluções às «tretas vulgares» descritas nas Dieciocho Contradicciones.

Para além das Conclusiones e as Contradicciones, o livro inclui uma seção a descrever as tretas próprias da Verdadeira Destreza, uma série de definições d termos na forma de diálogo pergunta-resposta, e uma explicação com ilustrações dos compassos, as linhas do corpo, o ângulo reto, o meio proporcionado, a execução do atalho e da conclusão.

Esta cuidada obra vem, assim, a substituir no catálogo à nossa esgotada primeira edição das Cien Conclusiones.

Editado por

Jan Schäfer, Manuel Valle Ortiz, Samara Ajjour

Data e local de publicação

Santiago de Compostela : AGEA, Edizer, (Sacauntos), 2018

Autor

Luis Pacheco de Narváez

Idiomas

Spanish

Descrição física

Ivory paper, textured cardboard cover, dust cover, limited 60 exemplars numered edition

Coleção

AGEA Clássica

Data original

~1625

Também pode gostar…