Cart 0

Espada Firme

Espada Firme de Manoel Martins Firme é um texto de transição do S.XVIII em que a espada roupeira está em desaparição mas a esgrima do espadim ainda não a suplantou completamente.

Uma obra sem dúvida de interesse para quem estude o S.XVIII ou, simplesmente, para quem quiser ter uma visão completa da evolução da esgrima na península ao longo da história.

14,00 

84 em stock

Product ID: 805 REF: 0012 Categoria: Etiquetas: , ,

O século XVIII é um período de transição entre a Destreza, predominante no século XVII e a esgrima moderna, de influência fundamentalmente Francesa, que se impôs a partir do século XIX. Em contraste com outros territórios europeus onde a produção de obras é mais intensa, na Península Ibérica do século XVIII a criação de obras de esgrima é escassa, ao contrário dos séculos anterior e posterior. Por isso, é interessante estudar os poucos trabalhos que chegaram até nós, para tentar saber até que ponto e de que forma foram incorporadas novas técnicas e conceitos, enquanto persistiam ou foram abandonadas noções e terminologia da Destreza.

A Espada Firme de Manoel Martins Firme (titulo e autor que devem ser assim ditos, juntos, por aprecio e memória do humor com que o autor nomeou a sua obra) é um destes textos de transição nos que a espada roupeira está em desaparição mas a esgrima do espadim ainda não a suplantou completamente.

Além do aparato crítico que a acompanha (autor, contexto, etc), o conteúdo da obra é:

Portada
Preliminares
Prologo
Definições
Introducção
Partidas
Recto baixo
Defesa
Jogo para canhotos. Recto alto
Para o direito se defender do canhoto
Breve resumo para a Espada Branca

Essa ultima secção tem considerável interesse pela sua mesma existência: o autor evidência, na linha do Thomas Luiz quase um século antes, diferentes estilos de esgrima para a escola ou desporto e para a luta real.

Uma obra sem dúvida de interesse para quem estude o S.XVIII ou, simplesmente, para quem quiser ter uma visão completa da evolução da esgrima na península ao longo da história.

Editado por

Denís Fernández Cabrera, Manuel Valle Ortiz

Data e local de publicação

Santiago de Compostela : AGEA, Edizer, (Sacauntos), 2017

Autor

Manoel Martins Firme

Páginas

96

Idiomas

Português

ISBN

978-84-16121-85-4

Descrição física

Papel marfim de alta gramatura. Capas em cartolina verjurada.

Coleção

AGEA Clássica

Data original

1744

Também pode gostar…